sábado, 20 de fevereiro de 2010
Julgar Pelas Aparências…
…«A beleza é uma forma de Génio... diria mesmo que é mais sublime do que o Génio por não precisar de qualquer explicação. É um dos grandes factos do mundo, como a luz do sol ou a Primavera, ou o reflexo nas escuras águas dessa concha de prata a que chamamos lua. É inquestionável. Tem um direito de soberania divino. Eleva os seus possuidores à categoria de príncipes. Está a sorrir? Ah, quando a tiver perdido com certeza que não há-de sorrir... às vezes as pessoas dizem que a Beleza é apenas superficial, e pode bem ser. Mas pelo menos não é tão superficial como o Pensamento. Para mim, a Beleza é a maravilha das maravilhas. Só as pessoas frívolas é que não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível...»
Oscar Wilde in 'O Retrato de Dorian Gray'
The Beach Boys - Don't Worry Baby
Publicada por
João Ramos Franco
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Genial, Oscar Wilde é genial... E até as suas provocações são de uma elegância inexcedível.
"O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível."
Oscar Wilde é genial. A aparente superficialidade dos seus escritos é de uma profundidade imensa. É o meio pelo qual o génio se revela de modo singular, só dele.
Mais impressionante se torna constatar isto quando sabemos que Oscar Wilde teve uma vida trágica, mas nem por isso contemporizou. A alegria está sempre presente na sua obra. A alegria que nos transmite e que deriva de constatrmos a verdade dita de modo tão irrestivelmente sedutor.
- Isabel X -
Enviar um comentário