A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

domingo, 2 de agosto de 2009

Vittorio De Sica - LADRÕES DE BICICLETAS























Cruzando-me com o blogue do ERO, o que é normal porque é um dos padrinhos deste, o recordar aqui algum do bom cinema italiano e francês, terá que ser feito através de busca na internet. Na realidade vi bastante, mas a busca é necessária para recordar os títulos dos filmes que vi e não vos apresentar o que não vi. Também a memória recorda pouco mais que o Titulo do Filme e ir por o que está escrito se coincide com o que ainda tenho presente, penso que será um modo de recordar, não por palavras minhas, mas por relatos escritos que vão ao encontro do que ainda guardo na memoria.
João Ramos Franco

LADRÕES DE BICICLETAS
Realizado em 1948 por Vittorio De Sica, "Ladri di Biciclette" é um marco cinematográfico, exemplo maior do "neo-realismo" italiano.
Drama italiano realizado em 1948 por Vittorio De Sica e interpretado por Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell, "Ladrões de Bicicletas" foi escrito por sete argumentistas (entre eles, o próprio realizador) a partir de uma história de Cesare Zavattini que adaptava um romance de Luigi Bartolini. É um verdadeiro clássico, autêntico símbolo da importante corrente cinematográfica que ficou conhecida por "neo-realismo", desenvolvida no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial.
O filme começa com uma sequência em que uma multidão espera pelos anúncios de emprego em frente a um departamento do governo, espera essa quase sempre infrutífera. Todavia, um desses desempregados, Antonio Ricci ( Lamberto Maggiorani ), é seleccionado para um trabalho que consiste em colocar Posters pela cidade. O grande problema é que o trabalho exige uma bicicleta e ele tinha acabado de vender a sua para conseguir sustentar a família por mais algum tempo. Sem outra hipótese, Antonio e a sua mulher Maria ( Lianella Carell ) regressam à loja de penhores para tentar recuperar a bicicleta, trocando-a por outros bens que ainda tinham. Tragicamente, logo no primeiro dia de trabalho, a bicicleta é roubada. Desesperado, Antonio começa a vasculhar toda a cidade com o seu filho Bruno ( Enzo Staiola ) em busca da preciosa bicicleta. É essa busca através dos mais variados locais que centraliza toda a narrativa do filme.
Com um ponto de partida quase banal, a história transforma-se rapidamente numa tocante viagem à condição humana e às necessidades básicas das pessoas. Filmado em exteriores na Itália do pós-guerra, com actores amadores, o filme baseia-se no suspense sobre o encontro da bicicleta, mas vai muito mais longe, tornando-se um conto sobre o desespero, a esperança, a perda e a redenção, recheado de sequências belíssimas que ficam para a História. Fazendo o retrato da sociedade italiana da época (com a crise económica, o desemprego, a miséria), o filme constitui também um canto ao fortalecimento dos laços entre um pai e um filho.
Estreado em Portugal a 20 de Novembro de 1950, "Ladrões de Bicicletas" obteve diversos prémios. Entre eles, destaca-se o óscar para o Melhor Filme Estrangeiro (tendo sido também nomeado para Melhor Argumento)
IN-http://www.edusurfa.pt/area.asp?seccao=1&area=5&artigoid=9734

Bicycle Thief (Bicycle Thieves)/Ladri di biciclette Part 1



Ladri di Biciclette - Vittorio De Sica

1 comentário:

Unknown disse...

Deste filme que foi famoso na epoca e que eu me lembro bem de um episodio e que havia uns cartazes pequenos espalhados pela cidade a dar publicidade a esse filme que se exibiu no velho Pinheiro Chagas