Hat Man
-
Esta foto foi finalista e acabou de ser premiada agora com uma medalha de
ouro no Paris International Street Photography Awards 2024 photo contest.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Luiz Pacheco – Exposição na Galeria da Biblioteca Nacional
Catálogo da Exposição(retirado do site da BNP)
Como amigo, que acompanhou com o Luiz Pacheco e que partilhou a vida com ele, debaixo do mesmo teto, que o viu escrever muito do que mostram nesta exposição, exprimo o meu agradecimento à organização.
João Ramos Franco
Luiz Pacheco | Contraponto:
um homem dividido por dois
EXPOSIÇÃO | 26 de Novembro 2009 a 27 de Fevereiro 2010 | Galeria | Entrada livre
Escritor e editor, Luiz Pacheco (1925-2008) desde cedo revelou uma personalidade polémica e com reputação de «marginal»; mas não foi cedo que se revelou literariamente e, aliás, de um modo esparso, em revistas e jornais. Próximo do surrealismo, de cujos cultores mereceu, aliás, amizade como Mário Cesariny ou António Maria Lisboa, classificou-se a si mesmo, porém, como neo-abjeccionista.
A exposição organizada na BNP, com profuso (duplo) catálogo editado conjuntamente com a Leya, procura reunir a dupla faceta de autor e editor sob a sugestiva epígrafe «1 homem dividido vale por 2». Descerra-se, deste modo, uma prolífica actividade de poeta, prosador e crítico de Caca, cuspo & ramela (1958) ou Comunidade (1964), a Crítica de circunstância (1966) ou Diário remendado. 1971-1975 (2005); em reverso, as inúmeras edições do seu Contraponto, editora por si criada em 1950 e que foi matriz de diversos autores de vanguarda.
(retirado do site da BNP)
Gilbert Bécaud - Quand il est mort le poete [les paroles]
Publicada por
João Ramos Franco
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Conhecendo a tua longa relação com o escritor compreendo a tua satisfação. A verdadeira admiração e amizade são assim mesmo, gostamos de as partilhar com todos.
Enviar um comentário