A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Passado como Base para o Presente















O Passado como Base para o Presente

O tempo, na sua marcha, utiliza e destrói o que é temporal. Também nele existe mais eternidade no passado que no presente. Valor da história efectivamente cumprida, semelhante à da recordação em Proust. Deste modo, o passado apresenta-nos qualquer coisa que é, simultaneamente, real e melhor que nós, e que pode empurrar-nos para cima, coisa que o futuro nunca faz.
Simone Weil in 'A Gravidade e a Graça'

O Presente…
A minha rotura com tudo o que li, não aconteceu, mas um certo modo de estar na vida, afastou-me do hábito de leitor atento…
A publicação de citações, funciona em mim como um recuperar da cultura que no quotidiano da vida fui deixando para trás.
O estar consciente de que determinados elos da corrente de pensamento estavam quebrados, leva-me a este exercício de revisão literária, para que possa reencontrar a estrutura de pensamento que fui criando.
O ter acompanhado com intelectuais, não fez mim um deles, mas ajudou-me a ter consciência das minhas limitações e mostrar-me apenas como alguém para quem o saber próprio tem de ser utilizado com humildade.
Todo o acumular de experiencia vivida faz-me olhar para o passado, ter a sensação de que algo se passou não como queria, o caminho percorrido não foi fácil, mas satisfaz-me ter hoje consciência de nada me alterar a essência do pensamento.
Assumir a realidade actual é uma necessidade que estimula o percurso que decidi tomar.
João Ramos Franco

Demis Roussos - Forever and Ever

2 comentários:

Isabel X disse...

Eis um testemunho de vida que impressiona de tão sincero. Ao nível da citação de Simone Weil. Fico muito feliz de que os caminhos da vida me tenham colocado, pelo menos às vezes, pelo menos assim (por blogue), frente a frente com o João Ramos Franco. Alguém apaziguado com a vida, sobre a qual lança um olhar realista, cheio de ternura, e capaz de o colocar a tempo de refazer alguns equívocos detectados.
Por isso o seu rosto espelha sempre uma expressão tão serena e de um entre riso-sorriso, se é que me faço entender.
Muito grata.
- Isabel X -

J J disse...

Concordo com a Isabel, pareces estar em paz com a vida e com o teu atribulado passado.
Gostei de te ver no nosso Encontro, de que mostras a fotografia, embora desta vez não tenhamos tido ocasião de conversar um pouco.
Um abraço. JJ