A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Grande Originalidade…




















Pablo Picasso - Three Musicians


…«É curioso. Só se julga profundo o que disser coisas diferentes de toda a gente. E todavia a grande originalidade está em dizer as mesmas coisas, mas ao nível do espanto e maravilha que nos despertam. Toda a gente sabe que o homem é mortal, mas poucos vêem isso e se espantam de que seja assim. Toda a gente sabe que há bichos e plantas e estrelas e o mais. Mas conhecê-lo ao nível do extraordinário que aí existe é raro como ser doido.
A grande originalidade não é dizer coisas novas mas ser novo diante das coisas velhas.»

Vergílio Ferreira in 'Conta-Corrente 3'

Platters - Smoke Gets In Your Eyes


Comentarios:

Cristina Ramos Horta disse:
João Ramos. e só se julga profundo tb aquilo que é hermético e ninguém percebe. É o erro de muita gente, sobretudo no meio académico. A maior dificuldade consiste em transmitir algo de forma a que todos percebam, facilitando a aprendizagem, e despertando nos outros o que eles têm de melhor e a surpresa perante a vida sempre redescoberta.
beijinho

Maria Manuela Gama Vieira disse:
Muito interessante, o excerto "curioso",a "musicalidade"de Picasso e o romantismo do "fumo" dos Platters.
Pois olhe, concordo absolutamente:"A grande originalidade não é dizer coisas novas mas ser novo diante das coisas velhas.»
Não só...mas também.:-)

Cristina Ramos Horta disse:
E já agora João Ramos, obrigada pelo magnifico som dos Platters. E que riquíssimo blog, parabéns!

1 comentário:

J J disse...

Está muito (e bem) frequentado este blog.
Só posso concordar com o que foi escrito, o difícil é olhar o quotidiano, o frequente, o habitual e ser capaz de continuar a "ver" quão espantoso é o que nos rodeia. Os artistas fazem isso e retransmitem-nos essas impressões de forma que nos obrigam também a rever o que julgamos já ter visto.
Abraço
JJ