A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril de 1974












Salgueiro da Maia intima à rendição do Quartel do Carmo

















Largo do Carmo













Rendição da PIDE

Madrugada do dia 25 de Abril de 1974, por volta das 4 horas, o telefone toca, alguém me informa que a Revolução estava em marcha, apenas vos digo que esse alguém é um ex-aluno do ERO e que tinha estado preso em Caxias, quando da Greve de Fome dos Estudantes na cantina da Universidade de Lisboa.
Dá-me a conhecer que o Capitão Salgueiro da Maia, comandava as forças saídas de Santarém, com o conhecimento do Coronel Almeida Bruno e que acção era apoiada por outros oficiais superiores de outras Unidades Militares de todo do País, e para eu estar descansado que quase com certeza tudo iria decorrer bem.
Deveriam ser oito da manhã quando o Luiz Pacheco chegou a minha casa e me pôs ao corrente do que se passava nas ruas da baixa, eu contei-lhe o que sabia e arrancámos os dois para o centro da revolução que já se situava entre, a Rua António Maria Cardoso (PIDE) e quartel do Carmo.
Os tiros da PIDE sobre o povo ainda me soam nos ouvidos…
João Ramos Franco

1974 - Paulo de Carvalho - E Depois Do Adeus.mp4



25 de Abril 1974 - Revolução dos Cravos

Sem comentários: