A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

sexta-feira, 17 de abril de 2009

João Serra - ofereci-me para fazer um pequeno comentário...














O que vos dou dar a conhecer é o texto integral de uma troca de correspondência (email) com o João Serra. Sem qualquer comentário meu, tem apenas uma razão de o editar, O princípio da revolta (J B Serra) no Blogue do ERO e o modo como ele tratou comigo quando ia escrever o comentário sobre o Almanaque Caldense.

Caro João,
O Jales disse-me que tem previsto para finais deste mês a republicação do teu texto do Almanaque. Como me ofereci para fazer um pequeno comentário que acompanhe a publicação, queria pedir-te alguns esclarecimentos:
- como surgiu a ideia de publicar um almanaque em 1963?
- que objectivos tinham?
- quem subsidiou a edição?
- quantos exemplares foram editados?
- como era vendido?
- perderam dinheiro? Ganharam?
- houve reacções? Lembras-te de alguma em particular?
- quem era o Fernando Alberto Amaral. Que idade tinha? Qual a sua ocupação?
- quem era o Fernando Alberto Pimentel? Que idade tinha? Qual a sua ocupação?
- quem era, nessa altura, o João Ramos Franco? Que idade tinha? Qual a sua ocupação?
- tiveram a intenção de fazer novas edições nos anos seguintes? Porque não? Ou porque não concretizaram?

Responde ao que puderes. E se te lembrares de outras questões, responde também.

Obrigado pelas tuas palavras de estímulo.
Contei-te que há tempos encontrei na net à venda um livrito intitulado "As aventura do João Traga - Balas"?. Achei muita graça. Não conhecia a designação.

Vais de férias?
A partir de Setembro tenciono já ter um novo escritório em Lisboa. Gostaria que me acompanhasses um dia num almoço.
Abraço amigo
João Serra


JBS - Como surgiu a ideia de publicar um almanaque em 1963?

R - Em 1959/60 , devido ao atraso do 5º ano de Ciências, passava parte das tardes a ler, desenhar, escrever e ás vezes a estudar, sentado no café Central. É aí que conheço o Fernando Alberto Pimentel, neto do escritor Alberto Pimentel.
Talvez da minha vontade de mostrar que o fazia ali sentado, o que se passava na minha mente, unida à do Pimentel, que tinha escritos do avô sobre a cidade, e conhecimentos jornalísticos, juntando-se partiram para a ideia de publicar o almanaque.

JBS - Que objectivos tinham?

R -Dar a conhecer a cidade no seu todo, mas isto era um ideal difícil de concretizar.

JBS - Quem subsidiou a edição?

R -O Dr. Manuel Ramos Franco, meu pai, que depois ter sentido tanta inconstância da minha parte, ao mostrar-lhe o que já estava escrito do almanaque, me comprou uma máquina de escrever e foi fiador na tipografia do Rimaiorense. Esta parte tem dados pessoais que depois conversamos.

JBF - Quantos exemplares foram editados?

R -Não me recordo bem mas penso que foram 500 exemplares, devido ao numero de anunciantes.

JBS - Como era vendido?

R -Nas livraria Parnaso e Tália, que eram anunciantes.

JBS - Perderam dinheiro? Ganharam?

R -Recordo-me que deu para pagar ao meu pai e à tipografia se ganhamos foi pouco.

JBS - Houve reacções? Lembras-te de alguma em particular?

R -A reacção geral na cidade foi a de parabéns e bastante positiva, sobrou mais para mim porque era caldense.
A particular mais marcante é a reacção do comandante da Policia e representante da PIDE, que não gostou como no conto “A Praça” eu retratei a pobreza e o sofrimento do povo que naquela praça vendiam, a minha ida ao gabinete dele para corrigir o conto (o que me neguei a fazer) e os telefonemas para minha casa foram tantos que só terminei o assunto dizendo-lhe: O senhor não me volta a telefonar, se quiser falar comigo manda-me uma contra-fé ou prende-me.
Meu pai estava perto quando disse isto, vi-lhe um sorriso na face.

JBS -Quem era o Fernando Amaral. Que idade tinha? Qual a sua
ocupação?

R -Tinha talvez 20 anos. Conheci-o por me ter sido apresentado pelo Pimentel, que o conhecia de Lisboa dos meios jornalísticos e de angariador de publicidade.
Mas para nosso desgosto e único (meu e do Pimentel) o nome dele consta no Almanaque porque já estava na tipografia, ele começou a receber dinheiro dos anunciantes sem nosso conhecimento e antes da publicação sair o que era absolutamente contra o que nós tínhamos contratado. Como meio era pequeno disseram-me imediatamente o que se estava a passar. Quando fui procurá-lo ele tinha fugido para Lisboa. Nunca mais ouvi falar dele.

JBS - Quem era o Fernando Alberto Pimentel? Que idade tinha? Qual a sua ocupação?

R -O Pimentel, tinha 38 anos, casado. pessoa simples de bom trato, com uma cultura literária acima do normal e inteligente, mas bastante focada no seu avô o escritor Alberto Pimentel de quem muito falava. Vem para as Caldas como Guarda-livros na fabrica ROL e faz jornalismo para a Gazeta das Caldas. Segundo ele já trabalhara como jornalista antes, ele disse-me, mas já não me recordo em que jornais. Era doente, sofria de úlceras, que muitas vezes pelas dores, não o deixavam ir trabalhar. Estive com ele em 1967, quando vim do serviço militar, mas já não saía de casa, devido à doença e viria a falecer pouco tempo depois.

JBS - Quem era, nessa altura, o João Ramos Franco? Que idade tinha? Qual a sua ocupação?

R -O João era estudante, tinha17/18 anos, nesta altura frequentava algumas aulas do ERO como assistente, tinha como explicadores o capitão Dário e o Dr. Raimundo Neto, pensava em fazer o 5º ano de ciências e ao mesmo tempo algumas cadeiras do 7º ano e seguir para Direito. Fiz o 5º e 4 cadeiras do 7º ano, faltou-me o Latim e o Alemão para concluir o que tinha programado.
O Conto e o meu modo de pensar não teriam sentido se eu não andar para trás no tempo e não contar o meu contacto com a realidade rural do Concelho das Caldas. Meu pai era médico veterinário municipal, com ele acompanhei desde muito novo e aprendi a ver o mundo rural do nosso concelho, com pobres, remediados e ricos, que o compunham e sua vida.
O meu professor neste contacto com esta realidade social foi ele, com o seu carácter humano e o seu saber. (aliviei, devo muito do que sou e como sou a ele).
Desculpa esta fuga para o passado (que teria muito mais contar) mas sem ela eu sentia que o rapaz do ERO de quem falo não teria sentido.

Voltemos á época que tu me pedes para contar, na a minha evolução cultural e intelectual a principal influência è o meu explicador (para o 7º ano), o Dr. Raimundo Neto, homem de 60 anos, Licenciado Ciências Sociais numa Universidade da América do Norte e que tinha vivido em Cuba, em França (onde é Prof. na Sorbonne), Moscovo e Argélia,e onde (segundo ele) estudou e leccionou, é repatriado de França para Portugal e entregue à PIDE, que o coloca com residência fixa nas Caldas e com a proibição de leccionar oficialmente. As explicações eram à noite (devido à PIDE), os alunos eram eu, o meu irmão e o José Saudade e Silva, no tempo passado com ele não havia um tema aula pré-estabelecido, ele falava e o que necessitávamos de aprender aparecia nas suas palavras, nas questões que lhe colocámos, umas explicava outras recomendava-nos livros a ler e após leitura voltaríamos a conversar o assunto. (falo-te do Raimundo Neto deste modo, porque parece-me que me disseste que tinhas ouvido falar dele mas pouco sabias sobre ele, tenho mais para contar sobre ele, a sua ligação aos Freitas, e sua influência politica ou social na sociedade Caldense).
O meu tempo para alem do estudo era dividido entre os meus amigos, José Sales Henriques, José Saudade e Silva, Ferreira da Silva, o Barreto e Estefânia, a malta CCC, e a vida da Zaira, Casino, Hotel Lisbonense, etc…
Eu era essencialmente um rapaz ávido de cultura, que tentava tornar-se um intelectual e em tudo o que fazia estava essa procura.

JBS - Tiveram a intenção de fazer novas edições nos anos seguintes? Porque não? Ou porque não concretizaram?

R -Sim. Em 1962 o Almanaque está na Tipografia, em todo o trabalho de acompanhamento e revisão de provas eu tenho que me deslocar a Rio Maior e trazer para Caldas para o fazer em conjunto com o Fernando Pimentel que devido ao seu emprego e doença não podia, para o poder colocar cá fora em Dezembro. Em 1961 tinha-me visto livre do 5º ano de Ciências e feito as Cadeiras do 7º ano, 1962 a minha vida é como descrevo e em 1963 sou chamado para me apresentar em Agosto em Tavira, no Curso de Sargentos Milicianos, não tinham aceitado o meu pedido espera.
O Fernando Alberto Pimentel, devido aos problemas pessoais e à falta do meu apoio nas entrevistas, nos conhecimentos sociais e garantir a publicidade, disse-me que só, era-lhe impossível e que continuar a publicação com outra pessoa não queria.
O sim transformou-se em não e o Almanaque Caldense faleceu a prestar serviço militar.

Caro João Serra,
Penso que tenha respondido ás questões que me colocas, mas se em alguma delas quiseres saber mais, ou eu não tenha sido explícito, diz, porque farei o possível por te esclarecer.
João Ramos Franco


2ª Parte

Caro João,
Outras perguntas:
. não te ocorreu começar a escrever na Gazeta? Afinal, sentias interesse pela escrita, era amigo do José Saudade (filho do Director), companheiro do Fernando Pimentel que escrevia no jornal.
.que alínea do 7º ano é que tentaste fazer? Direito?
. o Raimundo Neto foi professor do Colégio?
. tinhas aulas com o capitão Dario durante a manhã, naquela casa que ele possuía na avenida da Estação?
. desses anos 61 e 62, quando descobrias uma certa vida intelectual nas Caldas, que pessoas animavam a cultura da cidade?
. havia professores no colégio que te marcaram positivamente? Gente interessada e interessante?
. depois de vires da tropa (quando?) ainda regressaste às Caldas? Ou ficaste logo em Lisboa? E nunca mais te interessaste pela vida intelectual caldense?

Responde só se tiveres paciência. A minha curiosidade por esses tempos é insaciável.
Um abraço,
João Serra

Caro João,

Seguem as respostas:

JBS - Não te ocorreu começar a escrever na Gazeta? Afinal, sentias interesse pela escrita, era amigo do José Saudade (filho do Director), companheiro do Fernando Pimentel que escrevia no jornal.

R -Na realidade escrevi umas coisas para a Gazeta, que foram publicadas e outras divido ao estilo que tu vês no conto “A Praça” nunca editadas, devido à censura ou ao medo dela.
Perdi originais, à frente explico.

JBS - Que alínea do 7º ano é que tentaste fazer? Direito?

R -Sim, era Direito. Passei o 5º ano de Ciências com deficiência a Matemática. Mas o engraçado disto é que depois do 25 de Abril dão-me equivalência ao 11º ano e eu venho a fazer o Bacharelato em Informática, Não sei como, mas já me entendi com a álgebra.

JBS - O Raimundo Neto foi professor do Colégio?

R -Não. Quando foi repatriado ainda abriu um Colégio no Bombarral, mas foi encerrado imediatamente pela Pide. Como era natural do Chão da Parada, foi colocado com residência fixa nas Caldas e proibido de leccionar oficialmente.

JBS - Tinhas aulas com o capitão Dario durante a manhã, naquela casa que ele possuía na avenida da Estação?

R -È verdade. Essas aulas eram dadas numa mesa comprida, com rapazes e raparigas sentados à volta. Eu estava entalado entre duas raparigas, não queiras saber o trabalho que o Capitão Dário (Bom homem e Bom Professor) tinha para me ensinar, de vez em quando via as miúdas de face muito vermelha e então chamava-me ao patamar da escada e dizia-me: João guarda estas brincadeiras para outro sítio.

JBS - Desses anos 61 e 62, quando descobrias uma certa vida intelectual nas Caldas, que pessoas animavam a cultura da cidade?

R -A vida intelectual da cidade, nesses anos girava muito à volta do CCC e de pessoas ligadas a ele, tal como Dr. Correia Rosa, do qual está uma entrevista no Almanaque. Claro que não posso omitir o Arqt. Paulino Montez, com o seu museu, a conservadora do museu Malhoa, ( Dra. ? Coimbra, o Ferreira da Silva e o José Maria Sales Henriques (pintor, que em 61 já tinha estado em Paris com uma Bolsa da Gulbenkian. Alguns mais haviam, mas o medo da repressão era tal que não se manifestavam e preferiam passar despercebidos.

JBS - Havia professores no colégio que te marcaram positivamente? Gente interessada e interessante?

R -O lugar principal é para a Dra. Irene Torninger de Albuquerque (no 1º ano chamava-me (mon petit chou-fleur), acompanhou todo o meu percurso no ERO, no 6º e 7º em alemão, conhecendo-me bem e sendo uma pessoa de enorme cultura, tentava vir ao meu encontro para me ensinar. Em 1967 ela, os filhos, os amigos do ERO e não só, organizaram um almoço na Feira Popular do regresso do ex-combatente.
É difícil, os professores cingiam-se muito à matéria dos livros aprovados pelo regime vigente e eu era avesso a isso. Um pequeno exemplo: nesta época eu já tinha lido Pode-se Modificar o Homem? “de Jean Rostand”.
Como pessoas era amigo de todos eles e havia casos como o Dr. André e a Dra. Maria do Rosário Leal que conhecia de ainda serem estudantes
Aparece no colégio (mais ou menos neste tempo) como Prof. o Luís Moita (que tinha saído seminário) e é com ele que converso, quando descíamos para a Cidade, sobre o existencialismo de Gabriel Marcel e o de Jean Paul Sartre.
O Padre António Emílio era conselheiro, um irmão mais velho.
Gente interessada e interessante, no meu tempo penso que todos o são, mas ali no ambiente das Caldas era difícil ir para lá do interessante, só mais tarde fora das peias que a cidade lhes impõe, e já na Universidade, vinham a mostrar ser gente interessada.

JBS - Depois de vires da tropa (quando?) ainda regressaste às Caldas? Ou ficaste logo em Lisboa? E nunca mais te interessaste pela vida intelectual caldense?

R -Uma parte que dói da minha vida. Meu pai faleceu a 12 de Março de 1967 e eu regresso do ultramar a 7 de Maio do mesmo ano.
Meu irmão, já a trabalhar na TAP, aluga uma moradia na Encarnação (Lisboa) e traz a minha mãe com ele. Entrega a casa das Caldas, era o 1º andar do prédio onde viviam os pais do João Jales.
Ninguém sabia da data minha de chegada, só quando o Vera Cruz encostou é que telefonei à minha tia Sílvia (irmã de minha mãe) que vivia em Lisboa, disse que estava cá e pedi para me irem buscar ao Cais da Rocha do Conde Óbidos.
Foi nessa altura que sob que a minha morada tinha passado para Lisboa, o meu irmão foi me buscar e fiquei residir com ele e com a minha mãe.
A guerra é uma madrasta má, no momento eu estava sob o efeito dela e da falta do meu Pai, tudo junto agravava mais a confusão que se passava no Cérbero. Precisava de parar o pensamento e sentir debaixo dos meus pés a realidade da minha vida.
Em finais de Junho desse ano vou ás Caldas visitar a malta e José Maria Sales Henrique convida-me para ficar em Tornada e descansar em casa dele. É nesta altura que se passou aquela cena do Ferreira da Silva me chamar assassino e o Luiz Pacheco mercenário, estávamos todos já bem bebidos no Ferro Velho.
Voltemos à tua pergunta. O meu espólio de livros, fotografias, escritos e desenhos tinha o deixado no escritório e biblioteca do meu pai, ora esta mobília não cabia na moradia da Encarnação e tinha ficado guardada nas Caldas numas casas do quintal do meu tio Asdrúbal Calisto, quando tentei mexer nas minhas coisas era impossível, porque só tirando a mobília se tinha acesso ao resto.
Passa-se um ano, talvez, o meu irmão resolve casar e nessa casa já havia espaço para dita mobília, lá vou procurar as minhas coisas mas só encontrei os livros, o resto ter-se-ia extraviado
na mudança segundo o meu irmão. Que podia Fazer?
Entretanto, também me caso, divorcio e caso, minha mãe diz quer ir para Rio Maior para sua casa, (Ramos Franco e Calisto são naturais de lá) eu tenho o apartamento da rua Viriato onde aparece o Luiz Pacheco e os companheiros escritores e intelectuais, recomeço a escrever e algumas coisas são publicadas no diário Popular.
A vida de escritor não era para mim um modo de subsistência, o apartamento não podia continuar, eu tinha que ir trabalhar.
O interesse pela vida intelectual Caldense nunca morreu em mim e eu sinto que me devia interessar mais quando leio a tua página na internet, penso que se tivesse uma muleta que me ajudasse enfrentar essa caminhada, talvez agora partisse para ela.
Sinto que tenho uma memória razoável, que quanto mais escrevo mais ela se aviva.

Um abraço
João Ramos Franco

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me um pouco cedo,com os dois intervenientes ainda tão activos na blogosfera,para a divulgação pública da sua correspondência mútua.
Embora costitua precioso contributo para o acervo histórico deste espaço,poderia ser talvez objecto de uma publicação posterior,global e crítica.Fica a sugestão.
Gostei da fotografia.
Laurinda Alves

Maria disse...

Acabei de fazer uma 'viagem ao passado'...

:)))