A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A cultura em movimento 1



















O modo de vida e a cultura em cada país, no percurso da Volta ao Mundo de Vicente Blasco Ibanhez, dão-nos conhecer realidades que ainda hoje são verdade e a questionarmo-nos sobre o caminho que se tomou para a Globalização.
Por mais que tentemos argumentar, mostrando o que lemos para chegarmos determinadas conclusões, afirmar que encontramos a verdade ou que somos donos dela, seria irreal da minha parte.
O contributo do que vamos lendo, é uma realidade no objectivo de que quando nos pronunciamos determinado assunto possamos mais objectivos. A minha visão que passa, pela Volta ao Mundo tenta agora tentar complementar-se com a INTRODUÇÃO À HISTÒRIA DO NOSSO TEMPO de René Rémond e continuar a questionarmo-nos sobre o caminho que se tomou para a Globalização.

…“ O entendimento do presente a quem tudo ignora do passado. Só é possível ser contemporâneo do seu tempo conhecendo e tomando consciência das heranças, sejam elas consentidas ou contestadas. O objectivo deste livro é precisamente estudar o passado em função do presente – e mesmo futuro -, oferecendo uma síntese dos principais factos históricos dos últimos século e meio.

….As referências cronológicas acabam de ser expostas: delineemos o cenário geográfico. No último terço de século que assistiu à emancipação dos povos não seria possível existir outra história contemporânea que não fosse universal: de hoje em diante já nada justifica que nos limitemos à Europa (……) É – ou deveria ser – uma das virtudes principais da cultura histórica dilatar as nossas estreitezas e alargar a nossa experiencia, tornando-nos contemporâneos de outros tempos e cidadãos de outros povos.
Também só existe verdadeira história quando alargada às dimensões do Globo.”

INTRODUÇÃO À HISTÒRIA DO NOSSO TEMPO de René Rémond - Do Antigo Regime aos Nossos Dias – Revisão Cientifica de Jorge Miguel Pedreira, Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Textos das pag. 13,14 e contra capa.
Extractos do Obra publicados por. João Ramos Franco

Sem comentários: