A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

um amigo que partilhou o seu saber comigo















Víctor Palla, um amigo que partilhou o seu saber comigo.
Levantava-se cedo, sempre com a sua máquina fotográfica ao tiracolo, ia até ao do café do Jardim da Estrela e ali aguardava que eu e Luiz Pacheco aparecêssemos.
Entre nós a amena cavaqueira era fértil, não havia tema certo, variava pela mente cada um e passava uma mente colectiva.
Dos três eu (o mais novo) e o único com preocupação de horário de trabalho, pedia para nos encontrar-mos a uma determinada hora ou aos fins-de-semana, eles aceitavam e lá apareciam como era combinado.
Nesta época eu era responsável pela Secção de Xadrez da Associação Potugal-URSS, todas manifestações culturais dos países que a formavam passavam por lá, com facilidade encontrava o Víctor Palla a visitá-las, e nele encontrei também o repórter fotográfico dessa faceta da minha vida.

Arquivo dos meus recortes de Jornais. De pagina do JN (sem data) Cabeçalho: EXPOSIÇÕES – Perfil, Titulo: Curriculum Victor
a entrevista é de Inês Pedrosa

Victor Palla chega à entrevista sem bigode de muitos anos. Percorre as folhas onde os visitantes vêm deixando comentários, e guardando-as para as levar: «Faço isto todos os dias…» Traz um curriculum vitae extenso e variado – arquitecto, pintor, grafista, fotógrafo, prosador, galerista – enfim, o que coube nos 62 anos do seu activo (ou talvez 60: descontem-se os meses em que passivamente – mais berro menos berro deixou que o alimentassem e lhe mudassem as fraldas) … ... o texto da entrevista e imagens da obra de Victor Palla ocupam a totalidade da página

Sem comentários: