Hat Man
-
Esta foto foi finalista e acabou de ser premiada agora com uma medalha de
ouro no Paris International Street Photography Awards 2024 photo contest.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
A cultura em movimento
Não foi ao acaso que escolhi esta Obra da minha biblioteca, quando a li pela primeira vez era ainda estudante. Certas palavras nela escritas perduram ainda na minha mente.
O modo de vida e a cultura em cada país, no percurso da Volta ao Mundo de Vicente Blasco Ibanhez, dão-nos conhecer realidades que ainda hoje são verdade e a questionarmo-nos sobre o caminho que se tomou para a Globalização.
“- O quere que seja sobrenatural anima tudo quanto me rodeia, como se durante a noite se houvessem modificado os ritmos e valores da vida. O jardim fala-me, o que não é extraordinário. Também os móveis nos falam quando, em casas fechadas, estamos sós com eles, em momentos críticos da nossa existência. A’ força de contemplarmos as coisas inanimadas e os seres da vida rudimentar, acabamos por dar-lhes uma parte de nós, com os olhos e o pensamento. Depois. Quando as emoções nos fazem pequenos e carecemos de conselhos ou de amparo, esse mundo familiar e simultaneamente estranho devolve-nos duma assentada o que, dia a dia, lhe fomos dando. …………….
……….. “Devemos conhecer completamente a casa em que temos passado a vida, antes da morte nos pôr fora dela. Lembra-te de que, desde das primeiras leituras de rapaz, senti desejos de ver mundo e não quero retirar-me dele sem lhe haver conhecido a redondeza. Toma também em consideração a voluptuosidade do movimento, a embriagues da acção, a curiosidade ardente de ver por perto, com os nossos olhos, o que lemos nos livros. Talvez venha a sofrer grandes desilusões e o que fantasiei nas páginas impressas seja mais belo que a realidade. Contudo ficar-me-há sempre o prazer de ter levado uma vida boémia através do mundo. ……….””
A Volta Ao Mundo – Vicente Blasco Ibanhez – Tomo I capitula I No Jardim de Menton Pag. 1 e 9 – edição da Livraria Peninsular Editora 1931.
Extractos do Obra publicados por. João Ramos Franco
Publicada por
João Ramos Franco
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Que delícia de livro!
MV
Enviar um comentário