A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Eu o Luiz Pacheco e Natália Correia



















MENINA E MADONA E MAFIOSA

Sabia que era dia de inauguração da Feira do Livro, tinha combinado com Luiz Pacheco encontrarmo-nos, mas o meu quotidiano de trabalho não previa alterações, quando o continuo me anuncia:
- Sr. Franco, está á porta um senhor para lhe falar…
Dirijo-me ao hall de entrada e deparo-me com Luiz, que pretendia urgentemente falar comigo. Dei-lhe o braço e disse:
- Vamos ali á Herculano (café/pastelaria), tomar um “copo” e conversar.
- O Pacheco mostra-me este texto (capa e 5 páginas dactilografadas) e diz-me: Preciso de 50 fotocópias para passar hoje na Feira. A vinte paus, mais ou menos, já dá uns tostões para a bucha…
- Não há problema, digo eu. Depois das cinco e meia faço isto, agora puseram cá uma fotocopiadora que separa e agrafa, é num instante que despacha isto. Vou ter contigo á hora combinada e levo o material.
- Bebemos mais uma cervejola e ala que se faz tarde…
- Tinha o meu trabalho para fazer, mais este e um resto de dia que prometia ser longo…
As razões que levaram o Luiz Pacheco a distribuir este texto sobre Natália Correia, contarei, e será o Luiz Pacheco versus Natália Correia…
João Ramos Franco

2 comentários:

João B. Serra disse...

Fantástico! Estou curioso de ler o resto do texto. Quando fez um ano sobre a morte do Luiz Pacheco, fiz uma chamada de atenção para a injustiça que seria esquecer a obra de Pacheco - tanto a obra do escritor como a obra da personagem. Os amigos, como tu, sentem essa responsabilidade.
Na próxima quinta-feira, na Biblioteca de Setúbal, o PCP organiza uma sessão de evocação de LP. Vou tentar ir até lá.
Abraço,
JS

Cristina Dias disse...

Bom dia, Sr. João Ramos Franco

Li a sua mensagem relativa à edição do texto de Luiz Pacheco, «Menina e Madona e Mafiosa».

Estou a realizar trabalho de investigação sobre Natália Correia, a propósito de Curso de Doutoramento, que iniciei neste ano letivo (2013-2014) e ser-me-ia de enorme importância poder aceder ao texto do autor supracitado. Será possível o Sr. João Franco poder dizer-me onde se encontra ou se por acaso tem um exemplar consigo, que me possa permitir a sua leitura.
Deixo-lhe o meu contacto de email: cjede1@gmail.com.

Aguardo a sua resposta.

Doutoranda

Cristina Dias
Universidade de Évora