A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Recordar e Desejar a João B. Serra
















Quando dêste Tema no teu Blog “O que eu andei…”

….”Temos um passado que devemos recordar. Temos um futuro que podemos desejar. Mas só recordamos e desejamos no presente: aqui e agora, no tempo que nos é dado para viver.
Carlos Fuentes, Discurso proferido na cerimónia em que recebeu o Prémio D. Quixote de la Mancha, em Toledo, a 13 de Outubro de 2008”…….
O meu comentário foi:
Se me permites, João Serra, abri o meu Blog, (Estar Presente, com os Temas: Passado, Presente e Futuro) a teu conselho amigo, que encontrou em mim alguém que tinha nas suas memorias, algo que contar…
O tema “Recordar e Desejar” e após ter lido o Discurso de Carlos Fuentes, entra em mim e diz-me baixinho, recorda-te e deseja…
Se não te importares, RECORDAR E DESEJAR será tema no meu Blog, tendo como personagem, João Bonifácio Serra.

- Era uma vez duas pessoas, que tinham de comum, a cidade de origem, o terem estudado no mesmo Colégio e que apenas a diferença de idade tinha separado, para não se conhecerem.
- A morte de um amigo comum, levou-os a conhecerem-se e a desejar a partilha de memórias.
- Recordar, se estiver em amena conversa, não é difícil, mas escrever, tendo presente que o meu nome aparece ligado a Intelectuais, não é assim tão fácil, mesmo tendo documentos, que o provam, há um facto com muito peso, eu não apareço no meio deles “por obra e graça do divino”…
- Um ano após o nos termos conhecido e a amizade entre João Serra e o João Ramos Franco ter nascido, no blog O que eu andei…, escrevi em Homenagem ao Luiz Pacheco:

Um ano passou que Luiz Pacheco partiu. Morreu é uma palavra que no meu vocabulário não gosto de aplicar quando se trata de falar ou escrever sobre um Amigo. Conheci-o nas Caldas, em Junho de 1967, mas a nossa partilha de amizade, (muitas vezes debaixo do mesmo teto), foi em Lisboa e Massamá, ou seja umas em minha casa outras em casa dele. Quase todos os dias recordo momentos passados com Ele, basta olhar os livros nas estantes que me rodeiam e de entre eles salta o pensar no Luiz e o que falávamos sobre o líamos, dos seus projectos, as “tertúlias” em que participava-mos e um infindável número de historias a que eu vou chamar de etc.
Mas nestes reencontros de Amigos para nos despedirmos quando um parte, acontecem encontros que inesperados, o João Serra e eu, presentes pela mesma razão, não nos conhecíamos, (não perguntem como foi porque já não me lembro), se foi outra pessoa que nos apresentou ou se foi espontânea troca de palavras entre nós e apresentação mutua. Há uma certeza minha, muito gostaria o Luiz Pacheco de saber que no dia em partiu, dois amigos dele, o João Serra e o João Ramos Franco se iam tornar amigos.

Sei que no Recordar das memórias no meu blog, não vou ao encontro do Desejar de quem as lê. Tudo passa pelo a caminho do que sou, como o construí e a realidade.
- Se escrevesse apenas para o João Serra, não necessitaria mostrar o percurso cultural, o que li e o que estudei, por onde andei, ele sem ter sido meu companheiro no que conto, sabe conhecer a verdade das palavras e compreende-as.

- João Serra, o (Estar Presente, com os Temas: Passado, Presente e Futuro)existe a teu conselho amigo, que encontrou em mim alguém que tinha nas suas memorias algo que contar, a existência deve-se ás tuas palavras, Recordar e desejar no seu sentido. ….”Temos um passado que devemos recordar. Temos um futuro que podemos desejar. Mas só recordamos e desejamos no presente: aqui e agora, no tempo que nos é dado para viver….”

- Ao Patrono e amigo, João Bonifácio Serra

João Ramos Franco

1 comentário:

João B. Serra disse...

Caro João Ramos Franco. É como dizes. quanto ao acontecimento que nos colocou frente a frente (apresentados pelo Paulo Pacheco na Basílica da Estrela), quanto ao blog do Ero que foi (e é) ponto de encontro que deu continuidade e consistência ao anterior, e quanto ao estímulo que procurei incutir-te para deitares cá para fora "o que andaste ... p'raqui chegar". O resto é evidentemente mérito teu e prazer nosso que te lemos e vemos todos os dias engrossar a fila dos teus leitores.
Abraço amigo,
João Serra