A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Suas Exªs. Os Livros de um Estudante (ERO)




















Pois, suas Exªs. Os Livros de um Estudante (ERO)!...

Se permitem o devaneio de tratar os Livros como Personagens,
eu tentarei explicá-lo.
Passei tanto tempo da minha vida de estudante com eles sem ser obrigado a trata-los por Sr. Doutor, chamavam-se pelo nome da disciplina e estavam sempre ao meu dispor e não me impunham, testes, chamadas e horários, que só isto vale a homenagem que o estudante lhes presta.
- Que liberdade sentia junto aos Livros, nunca me ralharam, para eles estava sempre tudo bem, pegasse eu num e deixasse um outro de lado, não se aborreciam e esperavam calmamente que me apetecesse ir estudá-los.
- Pois é, eu sou livre de pegar nos livros, o de Físico-química, o de Geografia, os de Ciências-naturais não importam que leia os de História, os de Português e o de Francês, ou vice-versa, eles estão sempre à minha disposição.
- Os livros são belos, carinhosos, murmuram-me baixinho ao ouvido: lê-me, compreende-me e estuda-me se for necessário…
- Sua Exª. o Sr. Doutor é o contrário de tudo o que acabo de dizer...
- Viva a Liberdade, sua Exª. O Livro, desde que estude, nada impõe…
- Eu leio-vos a todos, estejam descansados. Digo eu…
João Ramos Franco

Sem comentários: