A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

terça-feira, 31 de março de 2009

Buster Keaton - Pampelinas




















A sua genialidade e capacidade criativa é marcante e fica evidente nos seus filmes onde o humor aparece de forma simples e directa, mas sem a critica social que leva Charlie Chaplin, ao exilio por ser perseguido como comunista. Charlie Chapin baseia o seu humor na critica social, enquanto Buster Keaton retrata o dia a dia mesma sociedade com palhaçadas.
Eu retiro "o segundo", ao Cantiflas. Irei pôr ao critério dos comentadores o lugar cada actor ou actriz, de 1º, 2º, etc.
Na realidade no cinema a preto e branco ainda tenho bastantes para tentar retratar, mas o meu gosto irá sempre para a mensagem humanista da sociedade… Rir de coisas sérias…
João Ramos Franco


Buster Keaton, nome artístico de Joseph Frank Keaton Jr., (Piqua, 4 de Outubro de 1895 - Woodland Hills, 1 de Fevereiro, 1966), foi um ator e diretor americano de comédias mudas, considerado o grande rival de Charlie Chaplin.
Nascido no mundo do vaudeville, (mistura de teatro e circo muito popular nos Estados Unidos) em fins do século XIX, Keaton começou sua carreira artística participando de um número com seus pais chamado Os três Keatons onde a grande piada era como disciplinar uma criança mal-educada. Depois de algum tempo fazendo pontas em filmes, em 1920 Buster começou a dirigir seus primeiros curtas.
O humor nos filmes de Buster Keaton, basicamente, se fazia através das chamadas gags; corridas, quedas, fugas. Uma das grandes inovações de Keaton, no entanto, é o fato de sua comédia se basear num personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos fatos ocorridos. Isso explica os apelidos dados a ele pelos críticos; O Grande cara de pedra e O homem que nunca ri. Keaton percebeu que ao não modificar sua expressão, o espectador projetaria suas aspirações sentimentais, sensoriais e morais.
(Fonte: Wikipédia

The Great Buster Keaton



BUSTER KEATON The GENERAL
 

Sem comentários: