A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

quinta-feira, 26 de março de 2009

o "espírito do Blog" ERO de que fala o João Serra

















GIL VICENTE Todo O Mundo e Ninguém
António José Lopes, Vasco Henriques, Professor J M Rosa Bruno, José João Caldas Lopes


Telefonou-me há pouco a Mila, grata e comovida pelos inúmeros comentários ao seu texto. Uma colega com setenta anos que se dispõe a escrever tudo isto merece ser incentivada.
É destas reacções, deste diálogo, que nasce o "espírito do Blog" de que fala o João Serra. Obrigado, mais uma vez, por contribuíres para esse espírito.
Abraço
JJ

Após ter lido todos os comentários ao texto da Mila e recebido este email do João Jales, o qual agradeço, ler e reflectir foi uma opção imediata…Seria que relendo algo que falasse de Consciência/mente, encontraria uma resposta?...

A obra de António Damásio é uma das minhas companheiras e O Sentimento de Si, é talvez onde mais gosto de encontrar resposta ao meu reflectir:

…….Neste pano de fundo a minha posição consiste em admitir que o problema da consciência existe, e que não foi ainda esclarecido; que pode ser dividido por partes; que pode haver consenso ou relação a estas partes;…..
……O termo a mente, tal como o utilizo neste livro, engloba operações conscientes e não conscientes. Refere-se a um processo e não a uma coisa. O que nós conhecemos por mente, com a ajuda da consciência, é um fluxo contínuo de padrões mentais, muitos dos quais acabam por estar logicamente inter-relacionados. O fluxo move-se para frente no tempo, depressa ou devagar, ordeira ou sobressaltadamente, e, em certas ocasiões, põe em movimento não apenas uma sequência mas várias. Por vezes, as sequências são concomitantes, por vezes convergentes, por vezes sobrepostas. O termo que costumo usar como sinónimo de padrões é imagens. ….
O Sentimento de Si – António Damásio – pág. 384 – Publicações Europa América

1 comentário:

J J disse...

Todos os blogues são construídos não por quem escreve mas por quem lê e comenta. Porque um blog são interacções (emoções, ideias, impressões, humores) genuínas entre pessoas, não a página virtual em que ele aparece. Genuínas por acontecerem, não serem virtuais, não necessáriamente por serem verdadeiras, que por vezes não o são. Mas o meu email, o texto que o motivou e a reacção do autor foram sinceras, e é isso que faz do Blog do ERO um espaço especial.