A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

domingo, 29 de março de 2009

O Ultimo Cuplê


















sara montiel - nena





Sara Montiel - El ultimo cuple - El relicário



Neste filme, o que mais gosto são as canções e a musica, (gosto que talvez seja da minha geração). Mas há uma coisa que recordo quando o filme passou no Salão Ibéria, parece-me que nunca vi tantas raparigas a chorar no ombro dos namorados!...

Sara Montiel (conhecida na Espanha como Sarita Montiel) teve destaque em Hollywood; manteve certa amizade com personalidades muito importantes do cinema, como Marlon Brando, James Dean, ou a filha de Alfred Hitchcock. Uma fotografia que Sara fez com Dean, é a última que se conhece do mito de Juventude Transviada. Foi com esta mesma foto que se anunciou a morte de James Dean num acidente de carro por todo o mundo.
Ainda que tivesse projectos para realizar outro filme como The American ou Burning Hills, um deles junto a Paul Newman, o destino deu outro rumo a sua carreira e desde então diminuiu suas actuações em Hollywood.
Depois de uma férias, rodou na Espanha um filme de baixo orçamento sob as ordens de Juan de Orduña, que realizou mais por amizade e gratidão que por dinheiro: El Ultimo Cuplé. Ainda assim o filme fez um sucesso imenso de bilheteira, e fez de Montiel uma das artistas mais requisitadas do mundo. Como consequência, firmou um contrato milionário para realizar filmes de produções europeias (hispano –francesas -italianas) que fizeram dela a maior actriz de fala hispânica da década de 50-60. Depois de El Ultimo Cuplé seguiram La Violetera, Carmen la de Ronda, Mi último tango, Pecado de Amor, La bella Lola, La dama de Beirut, La reina del Chantecler, Noches de Casablanca, La mujer perdida, Varietés e Cinco almohadas para una noche.

1 comentário:

J J disse...

Somos de outra geração, no meu tempo de criança as espanholadas no Iberia eram com a Marisol e o Joselito! Sempre muito pobrezinhos, mas honrados, sempre recompensados no final pelas suas virtudes.
Conheci a Sarita Montiel, claro, mas os musicais da minha adolescência já foram o "Help" e o "A Hard Day's Night". Este último tinha em Portugal o fantástico título de "Os Quatro Cabeleiras do Após Calipso"!.