segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Estado e Cultura...
"Mulher Lendo" - Picasso
«A cultura é uma das formas de libertação do homem. Por isso, perante a política, a cultura deve sempre ter a possibilidade de funcionar como antipoder. E se é evidente que o Estado deve à cultura o apoio que deve à identidade de um povo, esse apoio deve ser equacionado de forma a defender a autonomia e a liberdade da cultura para que nunca a acção do Estado se transforme em dirigismo.»
Sophia de Mello Breyner Andresen in 'Assembleia Constituinte, Agosto de 1975'
Publicada por
João Ramos Franco
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Infelizmente os governos temem sempre a Cultura, a Educação e a Informação,é mais fácil governar com a malta entretida com o futebol... É só ver as políticas educativas recentes,com o permanente ataque aos professores,tentando obrigá-los através de "novas oportunidades" & Cª a garantirem boas estatísticas, retirando ao ensino qualquer exigência e utilidade.
Estamos a formar uma geração de analfabetos licenciados (com excepções,claro) que não farão de nós um país mais culto e educado.
A cultura é uma forma de libertação e a única saída para o lodaçal em que vivemos. Mas não temos sequer dirigentes cultos nem educados para verem isso...
Enviar um comentário