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quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Fim da Personagem…

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Zé Povinho, um pontapé magistral
Rafael Bordalo Pinheiro In: O António Maria,1884

Um prato de carneiro com batatas era tradicionalmente oferecido, após o acto eleitoral, aos eleitores arregimentados.

"O Zé Povinho, sob a protecção da República, dá um pontapé no caldeirão de carneiro com batatas com que Fontes e Mariano de Carvalho o tentavam aliciar"
(In: Fontes Pereira de Melo nas caricaturas de Bordalo Pinheiro, 1988).

O Zé Povinho, representando o cidadão contribuinte, torna-se símbolo de uma maior exigência em relação às contas públicas.


«Hoje, após tantas experiências, a personagem está ameaçada de ser suprimida exclusivamente a favor do escritor. A arborescência de memória, sombras de fantasia, suspeitas de sensibilidade ou a conversas fúteis, monólogos e solilóquios, parece estar reduzido a única personagem ainda hoje possível, isto é, aquela que diz «eu». É significativo que esta redução coincida com a procura atenta duma linguagem narrativa que satisfaça as ampliadas exigências estéticas do tempo. Em conclusão, depois do romance ter sido durante tanto tempo uma questão de conteúdo parece agora resolver-se por um compromisso formal. Teremos depois da lírica pura o romance puro? Como se vê estamos bem longe do romance oitocentista.
Evidentemente que a crise da personagem corresponde a uma crise semelhante do conceito do homem. O homem moderno não passaria duma entidade numérica dentro da colectividade entre as mais formidáveis que a humanidade já conheceu. Não existiria por si só mas como parte de qualquer outra coisa, de um organismo, de um sentimento, de um conceito colectivo. Com um tal homem é bastante difícil fazer uma personagem, pelo menos no sentido tradicional da palavra.
Mas neste ponto há necessidade de acentuar que muito mais do que a personagem conta a experiência metafísica e moral a partir da qual nasce a personagem mesmo. Essa experiência, provávelmente, será inteiramente renovada. Por isso o romance não morreu. Espera apenas um novo conceito do homem para renascer com dignidade.»

Alberto Moravia,in 'O Homem Como Fim' (texto escrito em 1941)

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