A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Adormeci?!…






















Adormeci?!…

Em Janeiro de 1963 a vida folgada de estudante assistente do ERO e o horário das explicações, para terminar o 7º ano, davam-me a manhã livre.
Sentado na explanada da Zaira, numa daquelas manhãs em que o Sol neste mês nos dava essa permissão, tomava a bica e preparava-me para enfrentar mais um dia, em que o Latim e Alemão eram a única preocupação, como disciplinas que faltavam para terminar o liceal e fazer a admissão à Universidade.
O Rodolfo, senta-se à mesa e diz-me: já viste o edital na Câmara, da malta que é incorporada para tropa em Agosto?
- Não?!…
Respondi como quem estava descansado, devido a ter metido o requerimento para adiamento de incorporação e “às cunhas” que o acompanhavam.
- O teu nome está lá e entras comigo para o Curso de Sargentos em Tavira, diz o Rodolfo.
- Levantei-me da cadeira, sem nada dizer, abalado como se tivesse levado o coice de uma besta, e fui à Câmara confirmar a noticia…
- Voltei, sentei-me e pedi ao César que me trouxesse uma garrafa de Genebra.
- Uma garrafa de Genebra? Pergunta o César admirado…
- Sim, por favor não me perguntes mais nada, César. Disse eu.
Fiquei ali sentado a beber com se estivesse noutro mundo, as horas e pessoas passavam e eu abstracto a tudo…
João Ramos Franco

Tchaikovsky - 1812 overture (Part 2)

4 comentários:

SucoDaBarbatana disse...

Venho sempre ao Blog do João em busca destas estórias.
Ainda ontem aqui escrevi, em comentário noutro post, que estas memórias pessoais eram o melhor que, na minha opinião, o João tem para nos oferecer.
Um abraço. JJ

J L Reboleira Alexandre disse...

Quantos sentimentos passam por aqui, amigo João R. Franco?
No meu caso 8 meses antes de Abril, sem as «cunhas» e quase dois anos mais tarde que o «normal» lá pude garantir o canudo no ICL, com a última cadeira, Operações Bancárias e sua Contabilidade (nunca fiz uso desta coisa mas lembro-me do nome)no inicio de Outubro de 73, já todo de verde vestido desde o inicio desse mesmo mês!

João Ramos Franco disse...

A razão de eu ter parado no tempo passa por aqui...

Unknown disse...

É um pouco estranho pois eu fui para Mafra para o Curso Sargentos Mil. em Jan.de 1963 e comigo foram antigos alunos do ERO,como sendo o Figueiredo, o Ventura, o já faleçido Morais e outros que volvidos uns dias fizeram um requerimento e saíram para completar o 7º ano e assim voltaram, não para o C.S.M.,mas sim para o curso de Oficiais Mil.. Por coincidência tornei a encontrar-me com o Ventura em Luanda, mas ele já como Alferes Mil.,isto em 64. Talvez o título "adormeci" faça sentido.Joaquim