A minha foto
Caldas da Rainha - Passado Presente e Futuro

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gente Normal Precisa-se...















Podem acreditar que ao ler estas palavras fiquei a tentar encontrar um sentido abrangente das mesmas na nossa sociedade, não porque estivessem fora de contexto quando as li, mas porque o sentido lato das mesmas é relativo para cada um nós.
João Ramos Franco

«Minha inteligência tornou-se um coração cheio de pavor,
E é com minhas ideias que tremo, com minha consciência de mim,
Com a substância essencial do meu ser abstracto
Que sufoco de incompreensível,
Que me esmago de ultratranscendente,
E deste medo, desta angústia, deste perigo de ultra-ser,
Não se pode fugir, não se pode fugir, não se pode fugir!
Cárcere do ser, não há libertação de ti?
Cárcere do pensar não há libertação de ti?
Ah, não, nenhuma, nem morte nem vida nem Deus!
Nós, irmãos gémeos do Destino em ambos existirmos,
Nós irmãos gémeos dos Deuses todos de toda a espécie,
Em sermos o mesmo abismo, em sermos a mesma sombra,
Sombra sejamos ou sejamos luz, sempre a mesma noite.»
Fernando Pessoa

Ces gens-là - Jacques Brel

5 comentários:

Anónimo disse...

O inter-bloggismo tem estas coisas,...e aqui estou eu, a ousar justificar-me com a "Gente Normal Precisa-se" e a levar com um Pessoa em cima!
"Gente Normal Precisa-se":
Queremos gente com dúvidas.
Queremos gente com vida.
Queremos gente que sofre.
Queremos gente que hesita.
Queremos gente gorda.
Queremos gente magra.
Queremos carnívoros e omníveros e porque não vegetarianos.....
Queremos gente que pense!
Queremos gente que procure.
Queremos gente que se iluda.
Queremos gente que se apaixone.
Queremos gente com ideias.
Queremos gente culta.

Quermos gente imperfeita

Queremos Gente Normal!

Precisamos!

Não nos podemos deixar armadilhar por gente que nos manipula, que quer fazer de nós seres que não queremos....os estados demenciais aitngem-nos quando olhamos para as nossas listas de Deputados....são o aparelho...são medíocres....não sabem fazer mais nada...., têm baixo nível... são arrangistas....são o que são! são os que estão disponíveis...são os que querem...são gente normal!

Mas há muito Melhor?!

Apareçam!
Aturem os Chefes!
Oiçam as secretas ambições da "Canalha"...
Participem em reuniões Idiotas....
Percam tempo com cretinos...
Lutem por um lugar....
Expliquem as coisas....

Por mim, prefiro os imperfeitos! Sei com o que conto!

Mas, Gente Normal Precisa-se

Cumprimenta

PSimões

João Ramos Franco disse...

Meu caro PSimões
Se há alguém que o compreenda, eu considero-me um. Vivemos uma realidade em que nos questionamos a todos momentos numa busca infinita, em que muitas vezes nos encontramos sós e incompreendidos...Em 1979 covidaram-me a seguir a carreira politica e a minha resposta foi: Não, obrigado, já tenho emprego.
Cumprimentos
João Ramos Franco

Isabel X disse...

Já agora, dado o interesse do tema, quero dizer também qualquer coisa: ser normal é que o muito dificil... A maior parte das pessoas com vidas vazias de significado, vidas nulas em que as aparências tomaram conta não só da sua vida social como da privada, e até mesmo da íntima, pessoas que nem a si mesmas se aturam tal o tédio que nelas habita, julgam-se seres superiores, incompreendidos, acima da normalidade.
Subscrevo: gente norma presisa-se!
E acrescento: com consciência dessa normalidade!
- Isabel X -

Anónimo disse...

Dr. Ramos Franco:

Estou a terminar uma visita a Instambul, onde resolvi com a minha mulher e filhos vir comemorar os meus 50 Anos....

(A parte dos 50 Anos é desprezível não fora dar-se o caso, de não achar muita graça de não poder viver outro tanto... )

E creia-me,
Eu gosto disto....
de Viver e,
Igualmente de Instambul.....(E de mais coisas)

O Confronto de Culturas é evidente, a vivência e o cosmopolitismo da Cidade fascinante, e não fôram as 2500(?) mesquitas a convidarem-nos à oração e até conseguíamos esquecer que estávamos a Oriente !.....

É uma cidade como poucas.....e eu gabo-me de ter estado em quase todo o mundo....(falta-me a Oceania,mas já está agendada...), juventude, contestação, patriotismo, mescla de origens, orgulho cultural, higiene, asseio, compreensão/incompreensão sobre a sua presença na Europa, a força militar, a censura do YouTube, a cultura a cada passo, tudo convive num País que procura/encontra o seu caminho....

Mulheres lindíssimas, e mistérios de mulheres de "Burka" e Óculos de Sol(?), Danças de Ventre com Mulheres Cheias, (na Europa seriam gordas)....uma gastronomia riquíssima....qual doçaria conventual....

Enfim! mas isto para o desafiar....fico à espera da Gasolina na Pasmaceira......já que o nosso comum amigo Professor joão Serra, volta não vira, dá-lhe para o Institucional....e para álém de não ter o "Blogue em Dia"....anda muito circunspecto!!!!!

Cumprimenta

PSimões

João Ramos Franco disse...

Caro PSimões
Agradeço que retire o Dr. antes do meu nome, sou apenas Engº. Técnico Informático, (bacharel) já aposentado, e sinto-me mal com essas mordomias. Gostei de quase todas as suas palavras, apenas quando fala do Professor João Serra, se o considera amigo comum, devemos respeitar seu o modo de estar e ser para que o diálogo seja construtivo entre nós.
Cumprimentos
João Ramos Franco